Ir direto para menu de acessibilidade.

Você está aqui:

Página Principal Notícias PREVCOM-BrC é destaque na mídia
Início do conteúdo da página
Notícias

PREVCOM-BrC é destaque na mídia

Última Atualização: Terça, 20 Março 2018 14:49
imagem sem descrição.

A Fundação de Previdência Complementar do Estado de Goiás (Prevcom), sob a direção de José Taveira da Rocha, idealizou a criação da Prevcom-BrC (Fundação de Previdência Comple¬mentar do Brasil Central). A ideia ganha força gerando interesse de vários entes federados na região Centro-Oeste e Norte do País. Pre¬vcom foi criada através da Lei Esta¬dual n° 19.179/2015 com o objetivo de administrar planos de benefícios para servidores públicos do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público do Estado, Tri-bunais de Contas do Estado e Mu¬nicípios e Defensoria Pública.

Em 2017, várias modificações foram introduzidas na estrutura da Prevcom-GO, que passou a se chamar Prevcom-BrC, com o ob¬jetivo de agregar, numa única en¬tidade, os servidores públicos de todos os poderes e de todos os Es¬tados e municípios que fazem par¬te do Consórcio Brasil Central, for¬talecendo as relações federativas na Região Centro-Oeste.

Neste sentido, foi firmado no dia 8 de março Protocolo de Inten¬ções com o Governo do Estado de Mato Grosso, para que a Funda¬ção de Previdência do Brasil Cen¬tral venha a atender os servidores daquele Estado, sob a fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar- Previc, órgão do governo federal, responsável por normatizar e fiscalizar o Sistema de Previdência Complementar no Brasil.

A fundação também está em en¬tendimentos com a Prefeitura Mu¬nicipal de Goiânia visando firmar parceria na implantação da previ¬dência complementar na Capital do Estado. Na manhã do dia 13 de março, a Diretoria Executiva da En¬tidade esteve reunida com o prefei¬to Iris Rezende para discutir a maté¬ria. “A Prevcom-BrC está buscando parcerias com os municípios goia¬nos e a prefeitura da Capital é um parceiro preferencial”, afirma o pre¬sidente José Taveira Rocha.

 

VANTAGENS

Qual é o benefício para os ser¬vidores públicos e para Estados e municípios na criação da previ¬dência complementar? José Ta¬veira Rocha, diretor-presidente da Prevcom-BrC, explica que o con¬ceito de previdência complemen¬tar surgiu para garantir um bene¬fício que, somado à previdência oficial do servidor, corresponda, na inatividade, àquilo que o servi¬dor recebia enquanto estava na ati¬va. A previdência complementar preenche esta lacuna e ainda ofe¬rece vantagens a ambas as partes. A adesão à previdência comple¬mentar tende a manter integrali¬dade dos vencimentos do servi¬dor na sua aposentadoria.

Para os entes federados que vie¬rem a assinar parcerias com a Pre¬vcom-BrC, deve-se considerar que ficarão isentos dos custos de im¬plantação de uma fundação de pre¬vidência, que pode chegar a mais R$ 20 milhões. Aderindo à Prev¬com-BrC, Estados e municípios da Região Centro-Oeste terão econo¬mia nos investimentos com a es¬truturação, participando da admi¬nistração dos planos de benefícios por meio de comitês gestores. Ade¬mais, as parcerias entre vários entes importará ganhos também nas aplicações financei¬ras que serão importantes para garantir a preservação dos ativos e a rentabilida¬de do Fundo Previdenciário no médio e longo prazos.

CÁLCULO

Como é sabido, a partir de 7 de julho de 2017, no Esta¬do de Goiás, o servidor que ingressar no serviço públi¬co estadual irá se aposentar pelo teto do Regime Geral de Previdência. O conceito de previ¬dência complementar estabelece que o servidor contribua mensal¬mente com até 8,5% do salário con¬tribuição para a Prevcom-BrC, so¬bre o valor que ultrapassar o teto do Regime Geral, atualmente em R$ 5.645,80. O Estado contribuirá com uma contrapartida de igual va¬lor para o servidor. Assim, quando o servidor estiver elegível para a apo¬sentadoria no regime oficial – no caso de Goiás por meio da Goias¬prev–irá receber duas parcelas la¬borais: uma delas através do Esta¬do e outra correspondente ao valor capitalizado na conta individual do servidor na Prevcom-BrC ao longo do período contributivo. Em média, as somas das rendas previdenciá¬rias serão, no mínimo, iguais a sua remuneração na ativa. O servidor pode simular o benefício que irá re¬ceber, através do link: http://www. prevcom-brc.com.br/simulador/.

 

ESTRUTURA

O corpo funcional da Prevcom¬-BrC, no total de 11 membros, é composto em sua maioria por ser¬vidores cedidos pelo governo es¬tadual. A presidência da entida¬de está a cargo do administrador de empresas e bacharel em Direi¬to José Taveira Rocha.

O diretor-presidente exerceu inúmeros cargos públicos no Esta¬do ao longo da sua trajetória pro¬fissional e conhece profundamen¬te a situação da gestão de recursos humanos e da previdência públi¬ca em Goiás.

No governo de Irapuan Costa Júnior, José Taveira Rocha foi dire¬tor e presidente do Banco de De¬senvolvimento do Estado de Goiás – BDGoiás. Na mesma época, em regime de acumulação de cargos, foi diretor executivo e pesidente do Ceag-GO, hoje Sebrae. Funcio¬nário de carreira do extinto Banco do Estado de Goiás S.A., ingres¬sou no banco em 1965 por con¬curso público.

Esteve, em 1974, na Secre¬taria da Agricultura do Estado como chefe de gabinete e secre¬tário interino. A partir de 1999, nos governos Marconi Perillo e Alcides Rodrigues, exerceu os cargos de liquidante da Caixe¬go, diretor do BEG-Federalizado, presidente da GoiásFomento, Ipasgo, Detran e Saneago, além de secretário da Fazenda.

 

Confira a matéria na íntegra: www.dm.com.br/cotidiano/2018/03/goias-avanca-em-nova-previdencia-para-servidores.html 

Fonte: Diário da Manhã

 

Assessoria de Comunicação da Prevcom-BrC

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página