Ir direto para menu de acessibilidade.

Você está aqui:

Início do conteúdo da página
Artigos

Prevcom-BrC participa do lançamento do Sistema de Avaliação do Índice de Transparência da CGE

Última Atualização: Terça, 22 Outubro 2019 15:25
imagem sem descrição.

Nesta quinta-feira (22/10), os servidores da Prevcom-BrC Joyce Lima e Antônio Henrique participaram do lançamento do do Sistema de Avaliação do Índice de Transparência (Sislai) da Controladoria-Geral do Estado (CGE).  O evento, ocorrido no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, foi aberto aos representantes dos órgãos e empresas estaduais. 

A Superintendente de Transparência da CGE, Vânia Cristina Gonçalves da Silva, abriu a apresentação e destacou os esforços do órgão no sentido de promover cada vez maior transparência e controle social às ações governamentais.

Vânia explicou que o Sislai foi criado em outubro de 2018 pela gerência de Tecnologia da CGE, mas seu uso era apenas interno. “Ele já foi uma evolução do sistema de planilhas que nós usávamos para avaliar as páginas de transparência dos órgãos. Agora, a disponibilização desse módulo para interagir com a Superintendência de Transparência, ver as avaliações, as imagens das telas e interpor recursos representa mais uma evolução. Para 2020 esperamos que o Sislai avance ainda mais, tornando-se uma ferramenta de gestão das páginas de transparência”. 

A apresentação do sistema foi feita por seu desenvolvedor, Gustavo Gonçalves de Araújo, que detalhou de que forma os gestores das páginas – indicados pelos órgãos – poderão acessar o novo sistema, observar as avaliações e, caso necessário, fazer as alterações ou mesmo interpor recursos. “Importante destacar que o Sislai foi pensado para uma experiência de interação entre o órgão e a CGE. Cada um que acessa vê apenas sua própria avaliação, ou seja, não há exposição das informações de um órgão para outro”, afiança.

O encerramento da reunião de trabalho foi feito pelo subcontrolador de transparência, controle social e ouvidoria, Diego Ramalho Freitas, que destacou a importância do fortalecimento da transparência como ferramenta de controle social por parte da população. “Estamos muito ansiosos com esse momento da administração, em especial com a preparação do prêmio Goiás Mais Transparente, que é a coroação de tudo isso que nós estamos fazendo. A partir do dia 19 de novembro, quando se encerra o período de avaliações das páginas, estaremos abrindo o acesso do sistema a vocês e este será o primeiro case, em Goiás, dessa experiência conjunta de construção dessas ferramentas de gestão da transparência. O sonho é que em 2020 toda essa experiência ocorra em tempo real, que será o uso do Sislai como ferramenta de gestão”, pontuou o subcontrolador.

 

Assessoria de Comunicação da Prevcom-BrC com informações da CGE (Saiba Mais)

Foto: CGE

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página