Ir direto para menu de acessibilidade.

Você está aqui:

Página Principal Notícias Prevcom-BrC e Sindjustiça esclarecem dúvidas dos servidores em palestra sobre Previdência Complementar
Início do conteúdo da página
Notícias

Prevcom-BrC e Sindjustiça esclarecem dúvidas dos servidores em palestra sobre Previdência Complementar

Última Atualização: Sexta, 05 Abril 2019 15:53
imagem sem descrição.

A Fundação de Previdência Complementar do Brasil Central - Prevcom-BrC e o SINDJUSTIÇA promoveram na última segunda, 25, palestra voltada aos servidores do Judiciário com o intuito de esclarecer dúvidas da categoria a respeito do Regime de Previdência Complementar e do Plano de Benefícios, Goiás Seguro, administrado pela Fundação.  O evento foi realizado no Auditório do Fórum Cível de Goiânia.

O Diretor Presidente Interino da Prevcom-BrC, Edson Ronaldo Nascimento explicou sobre a origem do plano e seu funcionamento. “Neste plano de previdência complementar o servidor que aderir realiza contribuições financeiras mensais durante determinado período. O montante será utilizado no futuro para o recebimento de valores mensais relativos à uma aposentadoria ou pensão adicional”, explicou.

 Destinado a todos os servidores efetivos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunais de Contas do Estado e Municípios, Ministério Público e Defensoria Pública, o Plano Goiás Seguro tem como valor da contribuição básica alíquota que poderá variar entre 4,5% e 8,5% da parcela de sua remuneração que exceder o teto do Regime Geral, que hoje é R$ 5.839,45.

“Se o servidor desejar receber na aposentadoria além do teto do regime geral, a previdência complementar é uma excelente opção”, frisou o diretor, lembrando que é possível fazer simulações no próprio site da instituição (http://www.prevcom-brc.com.br/simulador).

Embora a adesão ao plano de todos os servidores que ingressaram a partir de 07/07/17 seja automática, a permanência é facultativa. Caso opte em não permanecer no plano, o servidor poderá requisitar o cancelamento com direito ao ressarcimento em até 90 dias.

Os servidores que ingressaram antes desta data também poderão aderir ao plano de previdência complementar. Uma das opções é como Participante Individual, sem direito ao patrocínio, independentemente do valor de sua remuneração. Outra possibilidade de adesão é através da migração de regime, desta forma, o servidor terá direito ao patrocínio (Participante Patrocinado).

Ressaltou, ainda, que os participantes poderão contratar as Coberturas Adicionais de Risco, para lidar com eventualidades, como invalidez e morte. E no caso de falecimento, a pensão será concedida aos beneficiários desde que tenha sido concedido o benefício de pensão por morte pelo RPPS (ver Regulamento do Plano). 

Edson frisou que a gestão dos recursos é feita pela Diretoria Executiva, com inteira supervisão dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Entidade, ou seja, todas as decisões são tomadas de forma coletiva, obedecendo os princípios legais. Não podendo, em hipótese alguma, o Estado ou outro Poder utilizar estes recursos para fins próprios. Além dos colegiados, a Entidade é fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, órgão federal regulador e fiscalizador das entidades de previdência complementar.

Disse que existe um controle social das operações efetuadas pela Fundação, pois os Participantes podem acompanhar suas contribuições e as contrapartidas do seu patrocinador por meio de extrato disponível no site e no aplicativo da Entidade. E por fim, falou que os servidores participam da gestão da Fundação como integrantes dos conselhos, na qualidade de representantes dos Participantes e Assistidos.   

Dúvidas

Após a explanação do diretor Edson Ronaldo Nascimento, a mesa foi aberta a perguntas, houve interação dos participantes e também pelas redes sociais do Sindicato. O gestor ressaltou que o servidor que precisar de esclarecimentos, pode entrar em contato com a equipe da Fundação pelo telefone (62) 3231-3301, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou na sede situada no Edifício Eldorado Business Tower, na Avenida C-255, sala 1201, Setor Nova Suíça.  Confira a matéria completa aqui. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDJUSTIÇA | Ampli Comunicação/ Adaptações da Assessoria de Comunicação da Prevcom-BrC. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página